Uma pesquisa eleitoral que seria divulgada na cidade de Presidente Dutra foi suspensa, nesta sexta-feira (14), pela juíza Cristina Meireles, titular da 54ª Zona Eleitoral.
O levantamento foi contratado pelo Sistema
Central dos Cocais se Rádio Difusão, e estava sendo realizado pela Agilize Marketing. Mas apresentou "falhas significativas que comprometem sua idoneidade e transparência", segundo a magistrada, após impugnação formalizada pelo Diretório Municipal do MDB.
De acordo com a juíza do caso, foi identificada, por exemplo, "ausência de informações detalhadas sobre os bairros/municípios e a quantidade de entrevistados, bem como a inconsistência no questionário de escolaridade, são elementos que inviabilizam a verificação da representatividade da amostra e a comparação dos dados com os censos oficiais"
Meireles também apontou falta de registro da empresa de pesquisa no Conselho Regional de Estatística (Conre-5).
"A falta de registro da empresa no CONRE-5 configura uma irregularidade grave, uma vez que descumpre a legislação específica que regulamenta a atividade de realização de pesquisas eleitorais, pois a empresa não possui a competência legal necessária para a realização da pesquisa, o que compromete a validade dos resultados obtidos" , completou.
No início da semana, pesquisa do instituto
Exata na cidade mostrou vantagem do atual prefeito, Raimundinho da Audiolar, em todos os cenários.
Mín. 16° Máx. 28°